MERCADO - 23 de junho de 2022

Conheça a diferença entre veículo elétrico e híbrido; saiba mais

Os carros estão passando pela maior evolução da história. Estão trocando o combustível fóssil pela eletricidade para se tornarem mais sustentáveis e eficientes. Todas as virtudes desta nova tecnologia têm…

Por: Redação
Compartilhe

Venha fazer parte do nosso grupo do Whatsapp e receba em primeira mão as notícias do momento!

Clique aqui

Os carros estão passando pela maior evolução da história. Estão trocando o combustível fóssil pela eletricidade para se tornarem mais sustentáveis e eficientes. Todas as virtudes desta nova tecnologia têm despertado muita curiosidade, e questionamentos também.

Para responder as principais dúvidas das pessoas em relação aos EVs (sigla em inglês para veículos elétricos), a GM está lançando uma websérie educativa que irá abordar o assunto no contexto da América do Sul, considerando as características dos mercados locais, incluindo a matriz energética.

Pensada para a veiculação em mídias sociais, a websérie estreia com o episódio que explica a diferença básica entre o carro elétrico e o híbrido. “É importante esclarecer para o consumidor que existem diferentes níveis de eletrificação, que influenciam desde a emissão do veículo até a sua utilização”, diz Marcos Paiva, diretor de Estratégia de EVs da GM América do Sul.

São as características da bateria e sua capacidade em gerar energia para que o veículo rode no modo zero emissão que geralmente definem sua categoria.

Os puramente elétricos são considerados os mais avançados e eficientes, pois são os únicos que rodam o tempo todo no modo zero emissão – nem escapamento nem tanque de combustível eles têm. EVs de última geração já possuem conjunto de baterias com longa autonomia, em alguns casos superior à de muitos carros Flex, oferecendo ainda melhor desempenho e bem menor custo de manutenção.

Já os modelos híbridos possuem dois tipos de motores, um tradicional a combustão e um outro elétrico, para ajudar a poupar combustível, incrementar a performance e/ou gerar energia para o veículo. Costumam ser subdivididos em três categorias:

Híbrido leve – A tecnologia usa um motor-gerador ligado ao sistema elétrico do automóvel. É capaz de recuperar energia em frenagens, por exemplo, para armazená-la numa bateria extra. Este sistema, entretanto, não é capaz de fazer o veículo rodar apenas no modo elétrico, mas alivia o esforço do motor a combustão, melhorando ligeiramente a eficiência energética.

Híbrido pleno – O veículo possui dois tipos de motores, a combustão e a eletricidade, que podem trabalhar em conjunto ou individualmente. Esse gerenciamento é automático e pode variar bastante, como a disponibilidade de energia recuperada de desacelerações e frenagens armazenada numa pequena bateria, que é utilizada para alimentar temporariamente o motor elétrico. Nesta categoria, a bateria é recarregada através do motor a combustão.

Híbrido Plug-in – Possui uma arquitetura similar ao híbrido pleno, com dois tipos de motores, um movido a combustível e o outro a eletricidade. A diferença é que, nesta categoria, o veículo conta com mecanismos adicionais para permitir que ele possa ser carregado também numa tomada. Como possui uma bateria de porte intermediário, consegue rodar de pequenas até médias distancias no modo 100% elétrico

Compartilhe

COMENTÁRIOS:

Nenhum comentário foi feito, seja o primeiro!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Vídeos em alta