fbpx

Stellantis e FIEMG Lab incentivam o uso do etanol em desafio de inovação aberta

A Stellantis, em parceria com o FIEMG Lab, promove a segunda edição do programa de inovação aberta que tem como objetivo identificar e testar novas tecnologias que atuem na solução dos desafios propostos pela empresa que é líder global e fornecedora de soluções de mobilidade limpa, conectada, acessível e segura. As inscrições para o Stellantis Challenge FIEMG Lab estão abertas a partir de hoje, 03 de outubro, e se estendem até o dia 24 deste mês.

Para este ano, o tema do desafio é “Como incentivar o uso do etanol em carros flex?”, e tem como objetivo encontrar soluções tecnológicas para incentivar o abastecimento com etanol e quebrar os mitos relacionados à sua utilização. Busca também encontrar maneiras de obter dados relacionados à escolha do consumidor quanto ao combustível durante o abastecimento de veículos flex das marcas Stellantis.

“O etanol é altamente eficiente quanto às emissões, quando comparado ao ciclo de desenvolvimento dos combustíveis fósseis, porque a cana-de-açúcar absorve de 70% a 80% do CO² liberado na produção e queima do etanol combustível”, explica João Irineu, Diretor de Compliance de Produto da Stellantis para a América do Sul. “Além disso, traz benefícios para o motor e pode ser financeiramente vantajoso. A preferência do consumidor pela gasolina, se deve, em grande parte, a uma cultura fortemente enraizada de uso deste combustível e à existência de diversos mitos sobre a utilização do etanol”, completa.

O FIEMG Lab é o hub de inovação aberta da indústria com startups industriais (indtechs) do Brasil. O Stellantis Challenge FIEMG Lab busca mobilizar startups para que auxiliem a empresa a fomentar a utilização do etanol a partir de uma solução tecnológica. Qualquer proposta que incentive o uso do etanol e/ou monitore a sua utilização pode participar do desafio. O programa prevê a possibilidade de contratação para realização de testes industriais remunerados. Os times selecionados na fase de Nivelamento Técnico poderão validar suas soluções, de forma remunerada, em ambientes reais de operação.

“O desafio proposto busca encontrar soluções tecnológicas para incentivar o uso do etanol e quebrar os mitos relacionados a ele, além de obter dados relacionados à escolha do consumidor quanto ao combustível. Esperam-se como resultados: um maior índice de consumidores optando pelo etanol, o monitoramento da utilização de etanol em carros flex, a melhoria da experiência do cliente durante a escolha do combustível e a demonstração, com transparência, das vantagens do etanol”, explica Gustavo Delgado, Gerente de Inovação da Stellantis América do Sul.

Uma vez validada a solução, haverá a possibilidade real de continuidade do relacionamento, seja por meio de novos testes, contratação definitiva ou escala do fornecimento. Trata-se de um trabalho em conjunto com os times de especialistas da Stellantis e do FIEMG Lab. Os especialistas atuarão por até 12 semanas em conjunto com os times dos projetos selecionados para a execução das provas de conceito. O programa é 100% online, podendo ocorrer encontros pontuais na fase de Provas de Conceito em Minas Gerais, Pernambuco, Rio de Janeiro ou São Paulo.

“A inovação aberta é uma forma de acelerar mudanças e absorver competências capazes de transformar a empresa e sua relação com os consumidores. Nosso desafio maior no presente é descarbonizar a motopropulsão, em busca de uma mobilidade sustentável. O ecossistema de inovação mobilizado pelo Fiemg Lab está à altura deste desafio e poderá nos trazer as respostas que buscamos”, destaca Marina Figueiredo Lima, gerente Stellantis Startup Studio.

É apaixonado por carros? O QG do Automóvel criou um grupo especial de WhatsApp que vai te deixar por dentro das principais novidades do que acontece em Manaus. Clique agora e faça parte do grupo do QG do Automóvel! Esperamos você.

Deixe um comentário

Mais lidos

Nós usamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site.