fbpx

Com a gasolina em alta, confira o passo a passo para fazer a conversão do carro para o GNV

Com a alta desenfreada do combustível no Brasil, muitos brasileiros estão em busca de alternativas para economizar. Segundo dados da Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran), de janeiro a setembro deste ano foram realizadas mais de 160 mil conversões de veículos para gás natural veicular (GNV), um aumento de 86% quando comparado ao mesmo período do ano passado, onde foram feitas 86 mil instalações.

Quem está disposto a embarcar nesta mudança deve ficar atento a necessidade da inspeção de segurança veicular obrigatória, que deve ser realizada logo após a conversão para preservação da vida e do meio ambiente, isso porque o cilindro que armazena o GNV é abastecido em alta pressão – 220 bar -, que é suficiente para encher 100 pneus de um carro popular, e que pode causar um grande acidente se não estiver alinhado com as conformidades necessárias. Além disso, durante a inspeção são verificados os índices de poluentes emitidos pelo veículo que devem respeitar os limites de emissão estabelecidos pelas normas vigentes.

Passo a passo

Para converter seu veículo para Gás Natural Veicular (GNV), você deve solicitar a autorização do Detran Amazonas para usar o kit gás. Este procedimento é realizado por e-mail para o endereço gnv@detran.am.gov.br. O usuário deve baixar o formulário “Alteração de Característica GNV”, no menu “Publicações/Formulários” no site do Detran-AM (www.detran.am.gov.br), preenchê-lo e depois enviá-lo com os documentos exigidos, descritos no formulário.

Em até 02 (dois) dias úteis, a Gerência de Veículos responde o e-mail com a autorização, que deve ser utilizada no prazo de 90 dias. Com esse documento, o interessado deve procurar uma das oficinas registradas pelo Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) em Manaus para instalação do kit gás. A lista com as credenciadas está disponível no site do Inmetro (http://www.inmetro.gov.br).

Em Manaus, essa inspeção é feita pela empresa credenciada junto ao Inmetro e ao Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), que fica localizada no Distrito Industrial, na zona leste da cidade. No local, o veículo será inspecionado para saber se a instalação do kit gás cumpriu todas as exigências técnicas. Se tudo estiver de acordo com as normas, será emitido um Certificado de Segurança Veicular (CSV). Esse serviço custa em torno de R$ 400.

De posse do CSV, o dono do veículo precisa realizar vistoria em uma das empresas credenciadas (Visnorte e Cevam). Essa vistoria custa aproximadamente R$ 100,00.

A última etapa do processo é agendar atendimento presencial no Detran Amazonas para realizar a “Alteração de Característica de Veículo”. O agendamento é feito pelo link https://digital.detran.am.gov.br, preenchendo-se os campos obrigatórios e, depois, escolhendo a opção “Veículos”, e em seguida o serviço “Altera Característica Veículo”. O serviço possui taxa a ser paga.

Após 05 (cinco) dias úteis, o novo documento do veículo (CRLV-e) vai estar disponível para ser baixado na área privada (com login) do proprietário, no site www.digital.detran.am.gov.br.

Fotos: Reprodução Internet

É apaixonado por carros? O QG do Automóvel criou um grupo especial de WhatsApp que vai te deixar por dentro das principais novidades do que acontece em Manaus. Clique agora e faça parte do grupo do QG do Automóvel! Esperamos você.

Deixe um comentário

Mais lidos

Nós usamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site.