Competição - 08 de julho de 2022

Porsche no Le Mans Classic

O Le Mans Classic faz um retorno bem-vindo, com a Porsche na frente e no centro da casa histórica das corridas de resistência. Adiado pelo COVID-19, o Le Mans Classic…

Por: Redação
Compartilhe

Venha fazer parte do nosso grupo do Whatsapp e receba em primeira mão as notícias do momento!

Clique aqui

O Le Mans Classic faz um retorno bem-vindo, com a Porsche na frente e no centro da casa histórica das corridas de resistência.

Adiado pelo COVID-19, o Le Mans Classic bianual retornou após um hiato de quatro anos, e a sensação de expectativa era palpável entre os 200.000 espectadores que viajaram de toda a Europa e além para o Circuit de La Sarthe, no noroeste França.

A Porsche, mais uma vez, foi uma parte fundamental desta 10ª edição do popular evento histórico de automobilismo, com o 50º aniversário do 911 Carrera RS 2.7 a desculpa perfeita para enviar cinco gerações de modelos RS focados em pista do Museu Porsche para formar um display central para a marca.

Outro destaque no Porsche Experience Centre, situado no centro da ação da Maison Blanche, foi o novo 911 Sport Classic, o segundo projeto criado como parte do programa Heritage Design da Porsche. Com o seu seis cilindros de 3,7 litros debitando 550 cv (911 Sport Classic: Consumo de combustível* combinado (WLTP) 12,6 l/100 km, emissões de CO₂* combinado (WLTP) 285 g/km, Consumo de combustível* combinado (NEDC) 12,8 l /100 km, emissões de CO₂* combinadas (NEDC) 292 g/km) para as rodas traseiras através de uma transmissão manual de sete velocidades, a edição limitada Sport Classic, que usa um spoiler traseiro em homenagem ao Carrera RS 2.7 original , é o 911 manual mais potente atualmente à venda.

Outra atração para os milhares de fãs da Porsche que visitaram o PEC no fim de semana foi a chegada surpresa do 963, o novíssimo carro de resistência da Porsche, que recentemente teve sua estreia internacional no Goodwood Festival of Speed. O protótipo de corrida de 680 cv, que possui um sistema de acionamento híbrido fixo acoplado ao próprio V8 bi-turbo da Porsche, será promovido simultaneamente pela equipe Porsche Penske no IMSA WeatherTech SportsCar Championship e no World Endurance Championship, permitindo que a Porsche compita pela vitória definitiva em ambas as séries de corridas de resistência mais prestigiadas do mundo. Para os espectadores do Le Mans Classic, esta primeira aparição no circuito serviu como um lembrete tentador de que uma equipe de fábrica da Porsche estará competindo mais uma vez pelas principais honras nas 24 Horas em menos de 12 meses.

Enquanto isso, as multidões foram presenteadas com uma série de exibições espetaculares na pista, incluindo o sempre popular Porsche Parade e o Porsche Classic Race. Este último viu uma variedade de obras clássicas da Porsche e carros de corrida de clientes, abrangendo mais de meio século de competição, dando voltas no famoso e exigente circuito de 13,6 quilômetros. Numerosos modelos 911 clássicos foram ladeados por exemplos do 904 Carrera GTS, o raro protótipo 910 do final dos anos 1960 e vários carros 935 turboalimentados e exemplos do início do 911 RSR. Sob céus de verão sem nuvens, arquibancadas lotadas ecoavam o som inconfundível do flat-six refrigerado a ar, o assobio e a vibração dos turbos em seu rastro enquanto dezenas de criações queridas do rico passado de corrida da Porsche retornavam a uma de suas caçadas mais familiares e frutíferas. motivos.

Rodadas separadas para os pilotos do Grupo C também viram o retorno de vários protótipos privados 956 e 962 a Le Mans, 40 anos após a introdução da nova classe de corrida avançada. A Porsche venceria Le Mans em sua primeira tentativa em 1982 com o recém-cunhado 956 antes de dominar a era do Grupo C em todo o mundo por quase uma década. No fim de semana passado, a silhueta inconfundível do revolucionário carro de efeito solo de cockpit fechado de Norbert Singer parecia tão nova e adequada ao propósito quanto há quatro décadas.

O que tornou o 10º Le Mans Classic tão especial

Além da riqueza de carros, o que tornou o 10º Le Mans Classic tão especial foi a dedicação e o entusiasmo dos fãs que acorreram ao famoso circuito francês aos milhares, muitas vezes em carros clássicos próprios. Para 2022, a Porsche Clubs France, a organização oficial dos proprietários de Porsche em todo o país, ajudou a organizar um encontro especial de seus membros no circuito, com mais de 2.000 modelos clássicos da Porsche de quase todos os tipos e especificações estacionados em longas e coloridas linhas que atraíram quase tanta atenção quanto as atividades na pista nas proximidades.

Enquanto isso, misturando-se com proprietários e entusiastas ao longo do fim de semana estavam rostos famosos do passado e do presente da Porsche, com o herói local e veterano de Le Mans Gérard Larrousse conhecendo fãs e dando autógrafos. Também compartilhando suas próprias experiências de corrida estava o amador norueguês Egidio Perfetti, que encapsula perfeitamente a jornada do cliente Porsche como graduado da Carrera Cup e Supercup, que venceria a classe GTE-Am em Le Mans em 2019.

Onde quer que você olhe, a Porsche foi uma grande presença no Le Mans Classic 2022, com carros de estrada e pilotos de seus primeiros empreendimentos compartilhando os holofotes com as máquinas de ponta de hoje e de amanhã. E com o evento programado para retornar um ano antes para marcar o centenário das 24 Horas, há ainda mais o que esperar em 2023.

#LeMans #porsche
Compartilhe

COMENTÁRIOS:

Nenhum comentário foi feito, seja o primeiro!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Vídeos em alta