fbpx

Indicado pela CBA para representar o Brasil em 2022, Gabriel Sano encerra sua participação no FIA Troféu Academy em Le Mans

O paulista Gabriel Sano, de apenas 13 anos, encerrou no último final de semana (3 e 4) sua participação na edição de 2022 do Troféu Academy da Federação Internacional de Automobilismo (FIA). Indicado pela Confederação Brasileira de Automobilismo (CBA) para representar o país na disputa, o piloto chegou a mais uma Final, competindo contra quase 50 pilotos de diversos países do mundo.

A etapa final aconteceu no kartódromo de Le Mans, na França. Anteriormente, Sano já havia participado das etapas de Genk, na Bélgica, e Cremona, na Itália. Todo o aprendizado adquirido em sua primeira experiência no kartismo europeu foi o principal destaque para o jovem piloto, que garantiu sua vaga ao vencer o Campeonato Brasileiro de Kart do ano passado, na categoria Júnior Menor.

Na disputa em Le Mans, Sano teve como destaque um oitavo lugar em uma das baterias classificatórias. Na Final, o piloto largou bem, ganhou várias posições, mas acabou atingido por outro competidor e foi obrigado a abandonar.

“Foi muito especial andar em Le Mans, um lugar em que eu sempre quis correr. E foi uma etapa de muito aprendizado. Andei pela primeira vez na chuva na Europa e é muito diferente de andar no Brasil, mas me acostumei bem rápido e fui P2 em um dos treinos”, comentou Sano.

“Mesmo tendo apenas três treinos, consegui bons resultados. Fui 13º na tomada de tempos, 17º na primeira corrida, mas acabei desclassificado na segunda prova por conta de um problema. Depois fui P8 na terceira corrida e passei para a final em 35º”, contou.

“Já na largada, consegui ultrapassar nove karts, mas na segunda curva fui tirado da pista e obrigado a abandonar. Mas, com certeza, fiquei muito feliz com a minha evolução”, destacou o piloto de Ibiúna, no interior de São Paulo.

Sano prepara-se agora para disputar o Mundial de Kart, neste final de semana, na Itália. E depois defenderá o título brasileiro em Paladino (PB).

Criado em 2010, o Troféu Academy da FIA tem como objetivo revelar novos talentos, reunindo cerca de 50 pilotos do mundo todo, com idades entre 12 e 14 anos e indicados pelas entidades do automobilismo de cada país.

Estrelas da Fórmula 1 atual, como Charles Leclerc, George Russell e Esteban Ocon, já passaram pela competição. Para garantir a igualdade na disputa, todos os equipamentos (chassis, motores e pneus) são idênticos, abrindo espaço para o talento dos pilotos aparecer na pista.

É apaixonado por carros? O QG do Automóvel criou um grupo especial de WhatsApp que vai te deixar por dentro das principais novidades do que acontece em Manaus. Clique agora e faça parte do grupo do QG do Automóvel! Esperamos você.

Deixe um comentário

Nós usamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site.