fbpx

BRB Sertões 30 anos dobra percurso e se torna maior rally do mundo

Com largada e chegada inéditas, a 30ª edição do Rally dos Sertões vai homenagear o bicentenário da independência. Partindo de Foz do Iguaçu (PR), em 26 de agosto, e chegando em Salinópolis (PA), dia 10 de setembro, a competição vai durar 15 dias, o dobro do tradicional, e cruzar as cinco regiões do Brasil, passando por oito estados (Paraná, São Paulo, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Tocantins, Piauí, Maranhão e Pará).

Outra grande novidade para esta edição, que se torna o maior rally do mundo, é que o Banco BRB assume o naming rights do desafio. O acordo, com validade de três anos, é o primeiro da história do evento e, assim, a competição passa a se chamar BRB Sertões 30 anos.

Em um percurso total de 7.202 quilômetros, sendo 60% especiais de trecho cronometrado, já são 184 veículos inscritos, incluindo 59 motos, 84 UTV’s, 40 carros e 1 quadriciclo. Ou seja, 55 equipes representando 18 estados mais o Distrito Federal, totalizando 308 competidores brasileiros e de outros sete países.

Para dar suporte para o maior rally do planeta é preciso uma grande estrutura. A Caravana Sertões conta com 1.500 profissionais, 120 voluntários, cinco aeronaves, sendo dois aviões de monitoramento e três helicópteros. A prova também dispõe de uma equipe médica composta por 33 pessoas, carreta médica equipada com ultrassom, raio x e cinco leitos, duas UTI’s aéreas (helicópteros) e duas terrestres (veículos 4×4).

Como o próprio nome diz, o certame terá como cenário os lugares mais espetaculares do Brasil, como Cerrado, Caatinga, além de Pantanal, Mata Atlântica e Amazônia.

O BRB Sertões 30 anos ainda conta com o projeto SAS Brasil (Saúde e Alegria no Sertões), premiado internacionalmente como empreendedor social do ano no Fórum Econômico Mundial, em Davos, na Suíça; e no World Summit Award 2021, recebeu o prêmio internacional com o projeto Saúde da Mulher, selecionado entre mais de 290 indicações de 182 países.

A meta este ano é beneficiar cerca de 16 mil pessoas, nas cinco regiões pelas quais vai passar e zerar as filas de espera do SUS para as especialidades: odontologia, oftalmologia, nutrição e saúde mental para crianças. Para adultos: ginecologia, dermatologia, cardiologia, entre outras especialidades. Em algumas cidades haverá ainda capacitação de profissionais de saúde da região.

Além disso, existe o projeto Sertões Carbono Zero, em que toda a caravana terá suas emissões compensadas, via parceria com uma empresa especializada. Isso porque os projetos de crédito de carbono certificados servem para manter a subsistência e preservação de fauna, flora e biomas.

É apaixonado por carros? O QG do Automóvel criou um grupo especial de WhatsApp que vai te deixar por dentro das principais novidades do que acontece em Manaus. Clique agora e faça parte do grupo do QG do Automóvel! Esperamos você.

Deixe um comentário

Mais lidos

Nós usamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site.