Destaques - 26 de janeiro de 2022

Comparativo: Toyota Corolla Cross vs Jeep Compass

O mercado de SUVs está em alta há um bom tempo em todo o mundo. No Brasil, não se pensa em outra coisa que não seja neles, pois, de acordo…

Por: Redação
Compartilhe

Venha fazer parte do nosso grupo do Whatsapp e receba em primeira mão as notícias do momento!

Clique aqui

O mercado de SUVs está em alta há um bom tempo em todo o mundo. No Brasil, não se pensa em outra coisa que não seja neles, pois, de acordo com a Fenabrave, em 2021 a categoria foi responsável por 42,7% dos emplacamentos totais de automóveis no país. As marcas entenderam bem, tanto que a Toyota trouxe para o mercado nacional o Corolla Cross para lutar com um dos campeões de vendas do segmento: o Jeep Compass. No Amazonas o Jeep Compass emplacou 319 unidades e o novato Corolla Cross teve 280 unidades vendidas em 2021.

Porém, quase sempre encontramos por aí textos e informações sobre as versões mais caras dos veículos e, muitas vezes, o consumidor não tem tanto poder aquisitivo para chegar logo de início no topo. Por isso, aqui será feita uma comparação entre as duas versões de entrada do Corolla Cross, a XR, e do Jeep Compass, a Sport T270 – Turboflex, para sabermos as vantagens e desvantagens de cada um deles.

Preços e motorização

Primeiro, os dois carros estão na mesma faixa de preços: o Toyota parte de R$ 161.990, enquanto o Compass custa a partir de R$164.280,. Por esse valor, o Corolla Cross oferece uma motorização 2.0L Dynamic Force Dual VVT-iE 16V DOHC, que pode produzir 177 cv de potência e 21 kgfm de torque máximo com uma transmissão do tipo CVT. O Compass, por sua vez, traz o novo motor 1.3 T270 Turboflex, que pode gerar uma potência de 185 cv e torque máximo de 27,5 kgfm unido a uma transmissão automática de seis velocidades.

O que os olhos veem

O Compass Sport mantém o mesmo visual imponente encontrado nas outras versões do modelo. Destaque para o conjunto óptico que tem faróis Full LED e faróis de neblina em LED. Os retrovisores trazem repetidores laterais, frisos cromados na região das janelas e belas rodas em liga de 17” com pneus 225/60. O veículo mede 4.416 mm de comprimento por 1.819 mm de largura, além de 1.635 mm de altura, totalizando um entre eixos de 2.636 mm. O porta-malas do Compass Sport tem 410 litros, quesito em que perde para o Corolla Cross XR, que tem 440 litros.

Também, o Corolla Cross visualmente é muito marcante, trazendo alguns elementos que remetem a um de seus irmãos mais velhos: a grade dianteira lembra bastante o RAV4. Seu porte, inclusive, impressiona ao medir 4.460 mm de comprimento, 1.825 mm de largura e 1.620 mm de altura. As rodas são de 17” com pneus 215/60 R17 e acabamento na cor prata. Porém, nessa versão alguns detalhes são mais simples, como os faróis que trazem lâmpadas halogênias; mas há luzes de condução diurna e faróis de neblina em LED. Seu espaço interno é muito bom, totalizando um entre-eixos de 2.640 mm, maior que o do Compass.

Consumo

Na hora de abastecer, os dois SUVs se mostram boas opções para quem procura certa economia de combustível. De acordo com os testes do Inmetro, o Compass Sport com seu motor T270 marcou 10,5 km/l na cidade e 12,1 km/l na estrada com gasolina. O Corolla Cross XR, com motor 2.0L, registrou 11,5 km/l na cidade e 12,8 km/l na estrada. Vale lembrar que a motorização do Compass é maior em potência e torque, o que o faz não ser tão econômico no comparativo.

Itens de série

Atualmente, o mercado de SUVs é tão competitivo que as marcas não podem deixar passar nenhum detalhe, muito menos em itens que o consumidor se acostumou a ter dentro de carros nessa faixa de preços. Nesse quesito, Compass e Corolla Cross não decepcionam. De fábrica o Jeep tem volante com ajuste de altura e profundidade, alarme, banco do motorista com regulagem de altura, chave de presença com telecomando, central multimídia, seis airbags, controle de tração e estabilidade, direção elétrica, ar-condicionado dual-zone, volante com acabamento em couro, três entradas USB e muito mais. O Toyota tem sete airbags, ar-condicionado dual-zone, banco do motorista com regulagens, central multimídia, controle eletrônico de tração e estabilidade, faróis com acendimento automático e regulagem de altura, alarme volumétrico entre outros itens.

A escolha

Escolher um SUV médio no Brasil não é o problema, o mercado está cheio de opções. Das aqui analisadas, é possível dizer que o Jeep Compass Sport T270 é a melhor delas, pois apresenta motor mais potente (mesmo sendo menos econômico), uma lista maior de equipamentos e acabamento interno mais caprichado. Porém, o Toyota Corolla Cross XR não decepciona e também tem suas qualidades. Talvez, o que pese na hora da escolha, atualmente, é o bolso do consumidor.

Compass CorollaCross Jeep Toyota
Compartilhe

COMENTÁRIOS:

Nenhum comentário foi feito, seja o primeiro!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Vídeos em alta