fbpx

Toyota do Brasil está entre as empresas mais responsáveis do país

A Toyota do Brasil é a empresa automotiva brasileira com melhor desempenho em ESG (sigla em inglês para Ambiental, Social e Governança) do País, é o que diz a oitava edição da pesquisa de campo do ranking Merco Responsabilidade ESG no Brasil. O levantamento, que aponta as 100 empresas com melhor desempenho em responsabilidade e governança no País, colocou, ainda, a fabricante na 11ª posição no resultado geral.

De maneira inédita, e alinhada aos princípios modernos da sustentabilidade empresarial, a Merco trouxe destaques por pilar, entre todas as participantes. Em Ambiental (E), a Toyota se destacou na 6ª posição; no Social (S), ficou com o 15º lugar; em Governança (G), terminou na 14ª posição. Esta mudança metodológica na estrutura de recompilação e análise inclui cinco avaliações com 14 diferentes fontes de informação, num total de 2.311 entrevistas. A Merco é uma consultoria de atuação especializada e referência na América Latina, que se baseia numa metodologia multistakeholder composta por seis avaliações e mais de 20 fontes de informação.

“É uma satisfação enorme receber esse reconhecimento do mercado. Temos ampliado nosso diálogo, melhorado nossas práticas, e sabemos que ainda há muito o que fazer pela frente. Com humildade e compromisso, continuaremos avançando”, explica Viviane Mansi, diretora de Comunicação e Sustentabilidade da Toyota para América Latina e Caribe.

Segundo a executiva, a marca tem como base para erguer os pilares da agenda ESG nos valores do Toyota Way, referenciais para decisões e iniciativas da corporação. Premissas como “Respeito pelas Pessoas” e “Melhoria Contínua” apoiam cada passo de seu compromisso empresarial, focado no crescimento sustentável e desenvolvimento econômico e social no Brasil.

O Ranking da Merco

O ranking Responsabilidade ESG foi compilado a partir de uma pesquisa de campo realizada entre julho de 2021 e abril deste ano. A princípio, foram entrevistas com membros da alta direção de empresas com faturamento superior a R$ 40 milhões. Nesta oitava edição foram ouvidos 374 diretores, que escolheram as 10 empresas que consideram responsáveis, excetuando as deles próprios.

A partir dessas indicações foram selecionadas 500 empresas, por meio de filtros como a quantidade de vezes que são mencionadas e o lugar que ocupam nas 10 menções de cada um dos diretores. Por fim, após uma longa etapa de filtragem, técnicos da Merco é que avaliaram os méritos de responsabilidade das 500 empresas do ranking provisório.

Resultados: A pontuação final resulta da soma das notas e da ponderação feita a partir do peso de cada público. Assim, a avaliação dos diretores tem peso de 20%, a dos especialistas, 50%, população e Merco Digital, 16% cada, e avaliação de méritos, 14%. Uma análise extremamente criteriosa.

É apaixonado por carros? O QG do Automóvel criou um grupo especial de WhatsApp que vai te deixar por dentro das principais novidades do que acontece em Manaus. Clique agora e faça parte do grupo do QG do Automóvel! Esperamos você.

Deixe um comentário

Mais lidos

Nós usamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site.