Grupo Norte inicia maior expansão da história da comunicação no interior do Amazonas Até dezembro, serão inauguradas 50 rádios e o sinal do SBT chegará com programação local em 20 dos municípios mais importantes do estado. O Grupo Norte de Comunicação (GNC) iniciou, neste mês de setembro, um dos mais ambiciosos projetos de expansão já […]
Venha fazer parte do nosso grupo do Whatsapp e receba em primeira mão as notícias do momento!
Grupo Norte inicia maior expansão da história da comunicação no interior do Amazonas Até dezembro, serão inauguradas 50 rádios e o sinal do SBT chegará com programação local em 20 dos municípios mais importantes do estado. O Grupo Norte de Comunicação (GNC) iniciou, neste mês de setembro, um dos mais ambiciosos projetos de expansão já vistos na mídia regional brasileira.
O plano prevê a implantação de 50 rádios FM e a chegada do sinal da TV Norte com programação local a 20 das cidades mais relevantes do Amazonas até o final de 2025. Cidades-polo como Coari, Presidente Figueiredo, Itacoatiara, Tefé, Manacapuru e Manicoré estão entre os primeiros municípios a receberem o investimento em estrutura de comunicação, jornalismo e produção de conteúdo.
A iniciativa reforça o compromisso do grupo com a regionalização da informação, com a valorização das vozes locais e com a democratização do acesso à comunicação de massa em áreas que, historicamente, estiveram à margem do noticiário diário dos grandes veículos. “O nosso compromisso é com o povo. Em cada cidade, a prioridade é dar espaço às vozes da comunidade. Nosso jornalismo é feito com os pés no chão da Amazônia e os olhos voltados para o futuro”, afirma Álvaro Corado, Diretor Nacional de Conteúdo e Jornalismo do GNC.
As primeiras inaugurações já acontecem este mês. Os municípios de Coari e Presidente Figueiredo passam a contar com emissoras de TV local afiliadas ao SBT, operadas pelo Grupo Norte. As unidades contarão com jornalismo, produção voltada às demandas da população e inserção das comunidades na rotina da comunicação. Com essas duas novas emissoras, a TV Norte passa a operar localmente em três dos principais centros urbanos e econômicos do interior do Amazonas — Coari, Parintins e Presidente Figueiredo.
Juntas, essas cidades somam mais de 238 mil habitantes, de acordo com dados do IBGE, além de grande peso estratégico e cultural: Coari, pelos royalties do petróleo e gás; Parintins, pelo Festival Folclórico e representatividade regional; e Figueiredo, pela relevância turística e proximidade com Manaus. Outra frente importante da expansão é a implantação de rádios FM com presença local em Parintins, Itacoatiara, Tefé, Manacapuru, Coari e Manicoré.
As inaugurações ocorrerão até novembro, somando mais de 470 mil pessoas impactadas diretamente com jornalismo regional, programação musical popular e conteúdos produzidos por profissionais locais. “Essas novas rádios, as TVs no interior e as aquisições em curso fazem parte de uma estratégia nacional sólida. Estamos construindo uma rede com estrutura técnica, presença local e compromisso com a verdade”, destaca Elton Bittencourt, Diretor Geral do GNC. Em paralelo à interiorização, a capital do estado também receberá melhorias técnicas.
O sinal do SBT em Manaus, transmitido pelo Grupo Norte, terá sua potência dobrada até novembro, garantindo melhor qualidade e alcance na cidade e em sua região metropolitana. Com emissoras já operando no Amazonas, Acre, Pará, Roraima, Rondônia, Tocantins e Maranhão, o GNC consolida-se como a maior rede afiliada regional do SBT no país.
E está em processo de expansão para o Sul e o Nordeste do Brasil, com novas aquisições que devem ser anunciadas nos próximos meses. O crescimento do grupo também se projeta no ambiente digital.
Em junho de 2025, o GNC anunciou a fusão com a Rede Norte Digital, conglomerado que reúne veículos como o site Imediato — entre os cinco mais acessados do Amazonas —, além de outros portais como O Poder, Amazônia Incrível, Folha Esportiva e QG do Automóvel. “Não estamos apenas crescendo em número de canais. Estamos construindo um ecossistema de comunicação com DNA amazônico e dimensão nacional. Nosso compromisso é com a transformação da mídia brasileira, conectando o povo à sua própria voz e projetando essa voz para todo o país”, afirma o CEO Sérgio Bringel.
Deixe um comentário