 
                    
                        A Volvo está colocando em operação dez unidades do caminhão pesado FM Electric em sua fábrica de Curitiba (PR) como parte de um projeto experimental em parceria com a Secretaria…
 
                            Venha fazer parte do nosso grupo do Whatsapp e receba em primeira mão as notícias do momento!
 Clique aqui
Clique aqui
                    A Volvo está colocando em operação dez unidades do caminhão pesado FM Electric em sua fábrica de Curitiba (PR) como parte de um projeto experimental em parceria com a Secretaria Nacional do Trânsito (Senatran).
A iniciativa visa coletar dados e insights para subsidiar a criação de uma regulamentação sobre o uso de veículos elétricos no transporte de cargas no país.
Os caminhões elétricos da Volvo estão a serviço das empresas transportadoras Ritmo Logística e TLog, realizando rotas de 380 km por dia entre fornecedores de peças e a própria fábrica da montadora no Paraná e em Santa Catarina, em um sistema just-in-time.
As recargas dos veículos elétricos são feitas durante os intervalos de entrega e ao final da jornada diária. Segundo a Volvo, essa operação permitirá a redução de 738 toneladas de emissões de CO2 por ano no fluxo logístico da empresa.
“Estamos conciliando nossa contribuição para esse estudo conjunto com a Senatran com as metas de descarbonizar nossas próprias operações de transporte”, explica Alan Holzmann, diretor de Estratégia e Planejamento de Produto Caminhões da Volvo.
Bettina Konig, diretora de Operações de Transporte de Manufatura da marca, complementa: “Além de ajudar nossos clientes na descarbonização de suas frotas, temos a meta de reduzir emissões em nossas próprias operações industriais e de transporte, chegando a zero CO2 em 2040”.
Essa iniciativa se soma a outros esforços da Volvo para descarbonizar suas operações, como o uso de 100% de energia renovável em sua fábrica, a redução de 30% nas emissões por veículo produzido nos últimos cinco anos e a adoção do Diesel Verde R5 em sua frota interna.
A empresa conta com mais de 4,2 mil caminhões elétricos da marca em operação em 48 países, como parte do objetivo de reduzir em 50% as emissões de CO2 de seus veículos até 2030 e em 100% até 2040.
No Brasil, o FM Electric tem capacidade máxima de tração de até 50 toneladas e potência de 490 kW (660 hp), podendo ser aplicado em uma ampla gama de aplicações, desde transporte de produtos industrializados até cargas refrigeradas e hortifrutigranjeiros.
Deixe um comentário